Próstata: um órgão pequeno com funções importantes!
Tudo sobre o papel desta glândula masculina!
Tudo sobre o papel desta glândula masculina!
Esta pequena glândula masculina do tamanho e com forma de uma castanha situa-se no cruzamento dos sistemas urinário e genital. Visualizando o esquema abaixo, entende-se melhor a sua localização: por baixo da bexiga, à frente do reto, envolvendo a uretra, canal que evacua a urina da bexiga.
Muito próximos, os testículos produzem os espermatozóides. As vesículas seminais de cada lado da próstata secretam o fluído seminal. Durante a excitação sexual, a próstata empurra esse líquido para a uretra, onde se mistura com os espermatozóides para formar o esperma.
O seu único papel é de participar na função de reprodução. Para isso, secreta um líquido rico em substâncias nutritivas (proteínas e minerais) e em enzimas que favorecem a penetração dos espermatozóides no colo do útero feminino. Este líquido permite-lhe sobreviver no interior da vagina. Estas secreções prostáticas são armazenadas e enriquecidas nas vesículas seminais.
A próstata não tem qualquer envolvimento a nível urinário mas a sua posição tem repercusões quando muda de tamanho (distúrbios urinários, infeções, etc.).
Com a idade, a próstata pode mostrar algumas fraquezas. Muitas vezes é nesta ocasião que a descobrimos! Esses distúrbios podem-se refletir de várias maneiras, sendo a hipertrofia benigna da próstata a mais comum.
A próstata é composta de diferentes partes, cada uma das quais pode ser alvo de distúrbios específicos. Podemos falar de:
Claire Alcalay
Referências:
Ameli.fr / Urofrance.org (association française d’urologie)
http://www.cgoa.fr/anatomie-physiologie-mascul.pdf (Collège des gynécologues et obstétriciens d’Alsace)
Como viver bem o seu quotidiano quando temos distúrbios da próstata?
Um estudo sobre a próstata e a suas representações demonstrou que toda a problemática que envolve a próstata está associada à impotência, à perda de virilidade e ao envelhecimento. Com o aparecimento de distúrbios prostáticos, os preconceitos podem levar à negação e ao isolamento.
Além disso, o toque retal (exame de referência para avaliar a próstata) constitui um outro travão porque consiste em introduzir um dedo no reto para perceber o volume, a sua irregularidade…
Não hesite em falar com seu médico ou urologista para evitar o isolamento. Além disso, o médico faz um diagnóstico e ajuda a encontrar soluções (com medicamentos ou não) mais adapatadas a cada caso, porque o tratamento é cada vez mais global.
Mas os médicos não são os únicos interlocutores: qualquer pessoa próxima pode ser um ouvinte atento ao seu problema! Qualquer profissional de saúde pode também aconselhá-lo: o seu farmaceûtico, um psicólogo por exemplo. Por outro lado, a higiene de vida também tem um lugar de destaque para a boa gestão deste tipo de problema!
Os distúrbios sexuais podem aparecer quando a próstata é afetada por hipertrofia benigna prostática ou qualquer outro problema (cancro, prostatite…). Estes distúrbios variam desde o jato ejaculatório mais fraco a doenças mais graves como distúrbios na ereção. Na verdade, os nervos de ereção estão colados à próstata e ficam sensíveis a qualquer alteração que a afetam.
Além disso, os tratamentos com medicamentos ou cirúrgicos podem, também, provocar problemas sexuais. Aconselhe-se junto do seu médico porque existem soluções: algumas plantas podem ser úteis, mas cada vez mais medicamentos também estão disponíveis!
Claire Alcalay
www.urofrance.org/la-prostate-symbole-de-la-vulnerabilite-masculine
Améli
Fonte: pensersante.fr