Sinais reveladores de uma necessidade de detox
Fadiga crónica, tez baça, gordurinhas, naúseas ao acordar, enxaquecas, língua pastosa, digestão difícil, váriações do humor, inchaço, retenção de líquidos…. Todos estes desconfortos manifestam-se quando há uma sobrecarga de toxinas. O corpo é naturalmente programado para as eliminar através do órgãos emunctórios (fígado, intestino, rins…). No entanto, têm capacidades reduzidas. Sobrecarregados, não conseguem eliminar com eficácia as impurezas.
Lembre-se das plantas e dos oligoelementos
O essencial de uma dieta detox sendo a alimentação, a ação das plantas e dos oligoelementos também apoiam eficazmente o processo. Algumas plantas tais como a alcachofra e o cardo mariano, ativam a fase de desintoxicação hepática. As plantas drenantes estimulam a função de filtragem do sangue e eliminam os detritos ou os tóxicos desativados hidrossolúveis pela via biliar ou urinária (rainha dos prados, groselheira negrea,alburno de tília). Algumas plantas têm uma grande polivalência e agem em vários níveis.
Para otimizar estas reações, necessitam da presença de cofatores vitamínicos tais com a vitamina B9 e B6 e de oligoelementos catalizadores: manganês, cobre, zinco e selénio.
O que é uma alimentação detox?
As refeições detox são essencialmente compsotas por vegetais frescos e preteína vegetal, carnes brancas e peixe também são tolerados. Privilegiar os legumes de folha verde rica em clorofial (couve frisada, agrião, espinafre, acelga, alcachofra, etc.) e as frutas vermelhas ricas em antioxidantes (groselheira negra, amoras, morangos, framboesas, etc.) em função da estação. Escolhe-los da agricultura biológica para reduzir a ingestão de poluentes (metais pesados, pesticidas, etc.). Abdicar dos alimentos transformados, dos lácteos, carne vermelha, as gorduras, os açúcares refinados, o álcool e a cafeína.
É bom senso: as cozeduras com base em matérias gordas são de evitar. Cozer a vapor é o modo de cozedura que respeita melhor a qualidade e o sabor dos vegetais. Aconselha-se o consumo diário de pelo menos 1,5 litros de água, e sumo de legumes, chás com plantas drenantes.