O porquê da acidez gástrica?
Quais os motivos de um refluxo gástrico e que conselhos de higiene de vida simples para o seu tratamento?
Quais os motivos de um refluxo gástrico e que conselhos de higiene de vida simples para o seu tratamento?
Para quebrar os alimentos e estimular as enzimas digestivas, o estômago produz uma grande quantidade de ácido clorídrico. O seu pH (unidade de medida de acidez) fica entre 1 e 3 quando o pH neutro é definido em 7. Isto mostra a singularidade dessa microbiota em particular
A mucosa do estômago fica protegida desta acidez por um muco específico composto por bicarbonatos que neutralizam os efeitos da acidez.
Esse nível de acidez também explica por que o estômago está hermeticamente separado do esófago por um esfíncter que impede o refluxo ácido.
Pode acontecer que a barreira do esfincter seja menos eficaz. Uma parte do conteúdo do estômago migra até ao esófago, por vezes até à garganta e à boca. Ao contrário da mucosa do estômago, as mucosas destes órgãos não estão cobertas pelo mesmo muco protetor. Podem ficar sensibilizadas pela presença de ácidos provenientes do estômago ou de bílis que migra para o estômago[2-3-4.
Os refluxos ácidos podem ser simples reações a uma compressão mecânica como o uso de roupa justa, uma posição inclinada para a frente ou deitada ou estar grávida. O stress influencia igualmente o comportamento do ecossistema digestivo[5-6].
Existem soluções simples para prevenir o aparecimento e impedir as suas recidivas:
Referências Bibliográficas