Prémio energia sustentável e clima

Telhados com cobertura vegetal, geotermia, muros Trombe… a Nutergia desenvolveu vários meios para reduzir a pegada de carbono do seu campus em Aveyron.

A Nutergia,
um modelo de eco-construção

O local de produção dos suplementos alimentares, iniciou em outubro 2018, com 15,5 milhões de euros em investimento, em Aveyron (France), é um exemplo de eco-construção, « tudo foi pensado para minimizar o nosso impacto no meio-ambiente » garante Antoine Lagarde, Diretor Geral da empresa com 270 funcionários e 48 mil milhões de euros em volume de negócio.

A empresa familiar, criada em 1989 por Claude Lagarde, pai do atual dirigente,  deu lugar, por falta de espaço a um novo projeto de expansão mais ecológico. Resultou na construção de um novo local de produção e de expedição, a menos de dez quilómetro de distância da casa mãe. A oportunidade de fazer todo o possível para reduzir o consumo de energia “Foi uma forma de alinhar a nossa ferramenta industrial aos nossos compromissos”, sublinha o gestor da empresa.

Telhado em parte vegetal, 300 m2 de páineis fotovoltaicos para autoconsumo, paredes Trombe (para transformar a energia solar natural em energia térmica), geotermia, poços de luz  e isolantes naturais equipam todo o edifício. A inclinação do terreno foi valorizada pela construção semi-enterrada que otimiza a inercia térmica reduzindo as diferenças de temperatura.

« Para estas escolhas foi necessário um investimento suplementar de 30% mas ficámos a ganhar colocando este edifício na nossa imagem de marca », afirma Antoine Lagarde. A concentração das atividades logisticas num mesmo local que estavam espalhadas em três cidades das redondezas, contribui também para a redução importante dos fluxos logísticos. Após o primeiro ano, foram poupadas 60 toneladas de CO2.

MARINA ANGEL


Trofeu da Energia sustentável • L’USINE NOUVELLE, 15 septembro 2020.
A Nutergia, um modelo de eco-construção


Nutergia vencedor do preço de Energia sustentável no jornal La DEPECHE.FR :
www.ladepeche.fr/nutergia-laureat-du-prix-energie-durable-et-climat